sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sotaque uruguaio na PUC

por Gabriel Rodrigues

Ex-atleta da seleção do Uruguai de handebol joga pela PUC no Carioca Universitário

Há um ano e três meses no Brasil, a uruguaia Fabiana Sención deixou família e amigos no país vizinho para estudar no Rio de Janeiro. Mas recentemente, na PUC, onde faz pós-graduação em “Sustentabilidade no projeto: Design, urbanismo e arquitetura”, encontrou algo que também lhe fazia falta: o handebol. Ex-jogadora da seleção uruguaia, Fabiana fala do esporte com muita paixão:

- Quando cheguei no Rio, fiquei muito decepcionada porque na PUC não tinha uma equipe de handebol para eu jogar, já que tinha altas expectativas de poder continuar jogando. E o handebol brasileiro sempre foi e é muito bem conceituado. Portanto fiquei mais de um ano sem jogar o esporte que mais amo e que é verdadeiramente minha paixão. Agora estou muito empolgada.

No Uruguai, Fabiana jogou na Scuola Italiana de Montevideo (SMI). Pela seleção, disputou os Jogos Sul-americanos de Medellin, em 2010, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2012. Ainda assim, a designer tem críticas a situação do esporte em seu país:

- Joguei na seleção desde os 14 anos até os 24, quando decidi parar e só ficar com a competição federal. A triste realidade é que no Uruguai não é um esporte profissional, portanto a vida faz com que as jogadoras tenham que escolher entre estudo/trabalho e seleção num ponto do caminho. Lá, até tem esporte nas universidades, mas não como aqui no Brasil. Aqui é grande, a organização é boa.

E a jogadora não chegou a seleção do Uruguai a toa. Na estreia do Carioca Universitário, foi o destaque do time da PUC, apesar da derrota por 23 x 21 para a UFRJ. Com oito gols, ela só ficou atrás de Carolina Bezerra, da UFRJ, que fez nove gols.

- É uma equipe bem mais nova que eu, várias meninas jogam outros esportes também, o que faz com que estejamos ainda no processo de adaptação. Sinto como se tivesse voltado 10 anos atrás (risos). Mas acho que temos muito potencial. O técnico Wilson é muito bom e acho que fazendo um trabalho duro de treinamento e conhecendo mais umas as outras, daqui a pouco vamos ser um equipe bem forte na competição. Até acho que com o pouco tempo de preparação, os resultados dos jogos foram bem melhor do esperado.

A uruguaia Fabiana Sención... 8 gols contra a UFRJ
(foto: Rafael Caliari)

Foto do arquivo pessoal de Fabiana Sención

Foto do arquivo pessoal de Fabiana Sención



Nenhum comentário:

Postar um comentário