domingo, 15 de junho de 2014

Heleno Lima... e a história do Torneio Início Universitário...

"O primeiro Torneio inicio da FAE, hoje Feurj, foi em 1964...

 no qual, tive a honra de jogar basquetebol e ser campeão pela Escola Nacional de Educação Física...

Após, fui convocado para a Seleção Carioca Universitária, pelo técnico Prof. Raimundo Nonato, e participamos do JUBS no Recife...

Ganhamos a medalha de Bronze...

Hermílio Nina e Heleno Lima

O esportista Hermilio Nina dá um importante depoimento sobre a história de Heleno Lima:

"Na manhã desse sábado, tive a oportunidade de acompanhar pela TV o jogo de voleibol da seleção brasileira contra a equipe da Bulgária. 

Na hora me lembrei do meu ex-técnico e grande amigo Heleno Fonseca Lima, funcionário aposentado do BB.

Foi ele quem criou e formatou a primeira campanha de marketing esportivo do Banco do Brasil, entre os anos de 1985 e 1987. 

Na época, o então presidente do Banco, Camillo Calazans, autorizou Heleno a elaborar um modelo de campanha baseada na modernização da imagem e na promoção da marca e do nome do Banco, por meio do marketing esportivo”.

No ano de 1985, Heleno ocupava cargo de assessor da Presidência e foi investido na função de Coordenador para divulgação da imagem do Banco.

O basquetebol foi a modalidade escolhida, pois na época o basquetebol tinha preferência da juventude e contava com participação de grandes ídolos, como Oscar, Marcel, Paula e Hortência. Para que o Banco tivesse retorno na mídia, foi colocado o nome e a marca do Banco nos uniformes da Seleção Nacional de Basquetebol. Hoje o marketing esportivo evoluiu bastante, naquela época foi uma criação de marketing original e inédita no Brasil e no mundo.

Os anos seguintes foram de muito trabalho e reconhecimento por todo país. Nesse período, durante o Campeonato Mundial de Basquetebol, em 1986, na Espanha, também foi criada a primeira Torcida Verde e Amarela. O sucesso foi absoluto e o nome e a marca do Banco apareceram nos uniformes dos atletas e em camisetas e bandeiras nas arquibancadas.

O acerto dessa ação foi a base para a continuidade nos anos seguintes.

A campanha de marketing esportivo do Banco do Brasil tornou-se poderosa ferramenta de divulgação do nome Banco do Brasil, inclusive internacionalmente, ação estratégica que o Banco jamais abandonaria. Mas muito do que Heleno ajudou a construir ficou esquecido.

Segundo dados do BB, a partir de 1991 a Instituição começou a patrocinar o esporte brasileiro, na modalidade voleibol, época, também, em que foi criado o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. 

O site da Instituição, que dedica uma página para contar sua história de participação no esporte, não menciona que o pontapé para o marketing esportivo do Banco foi dado com o basquetebol.

Formado em Educação Física e em Marketing, Heleno, que se aposentou em 1994, voltou a trabalhar em 2007 na área de consultoria de Marketing Esportivo. 

Não só para Heleno, mas para muitos de nós que reconhecemos como sendo de Heleno a autoria da campanha inédita de marketing esportivo no país, mesmo já tendo se passado muitos anos, não exime o Banco do Brasil de considerar a autoria da campanha como dele. 

Não se pode aceitar que uma Instituição bicentenária não registre em sua história a real origem desta campanha vitoriosa, com vários prêmios alcançados, que passou a fazer parte da própria história do esporte brasileiro.

Como vemos, coube ao basquetebol, pelas idéias do Heleno, a primazia do marketing esportivo no país, legando às demais modalidades o caminho que fez de algumas delas lideres nas competições internacionais desde então.

E o basquetebol, por motivos até hoje desconhecidos, acabou por perder esse poderoso, mesmo sendo a segunda opção esportiva do povo brasileiro, para a modalidade que hoje ocupa com seus dirigentes o comando do desporto nacional. 

Certamente que o voleibol não teria seu atual poderio mundial sem as verbas públicas do maior banco país. Alguma coisa ocorreu para que o basquete perdesse esse patrocínio.

Eu sou um felizardo, primeiro por ter sido seu atleta na seleção maranhense e levado por ele para a equipe juvenil do Olaria A.C. do Rio de Janeiro. E em segundo por continuar a desfrutar de sua amizade e ensinamentos.

Heleno, obrigado por tudo que nos proporcionou, você tem uma parcela significativa na construção da história do basquete nacional". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário